sábado, 28 de novembro de 2009

Tecnologias para uso de pessoas com cegueira total sem déficit cognitivo aparente

Cegueira

É considerado cego aquele que apresenta desde ausência de distinguir objetos através da visão, o que pode incluir ou não a perda da percepção luminosa. Sua aprendizagem se dará através da integração dos sentidos remanescentes preservados. Terá como principal meio de leitura e escrita o sistema Braille e os sistemas de computação com interface adaptativa, como o DOSVOX. Texto O Olho – funcionamento e deficiências de Antônio Borges (pág 5)

A visão segregacionista em relação às pessoas com deficiência vem evoluindo para uma visão inclusiva ao longo das últimas quatro décadas. A educação, parte fundamental neste processo, sofreu uma radical transformação.

Os novos paradigmas, entretanto, exigiam a integração e a participação ativa das pessoas com deficiência no processo educacional convencional. Esses indivíduos deveriam ter acesso e compartilhar de todos os ambientes e recursos educativos, sem segregação nem exclusão.

Para viabilizar as mudanças necessárias para a integração das pessoas com deficiência ao processo educacional, entram em cena novos personagens, a partir da segunda metade do século XX: os recursos tecnológicos. Destacado no texto da unidade 1(pág 2)

As adaptações deverão ser efetuadas evidenciando a descrição textual e tátil do aspecto visual do mundo, e de tudo que puder traduzir o mundo na perspectiva de sua aparência exterior.

É importante frisar: uma adaptação completa não é uma tarefa simples, e será muito demorada quando se desejar que seja bem realizada. Desta forma, é fundamental que numa classe inclusiva, a maior quantidade possível material didático, em especial os livros e apostilas que serão usados pelo aluno deficiente visual, deve ser entregue previamente com todas as adaptações ao professor, pois este não terá tempo hábil para produzi-las.

Existem várias tecnologias para uso das pessoas com cegueira total:

- O Consórcio Daisy (digital Accessible Information System) que define normas para:

a)criar livros digitais falados, com acesso direto ao conteúdo específico,

b)permitir a identificação de elementos dos livros impressos para permitir a navegação dentro de um livro,

c)assegurar interoperalidade entre as tecnologias assistivas e as fontes de informação, por exemplo, poder imprimir em Braille o conteúdo de um livro falado, pela inclusão de arquivo texto sincronizado com o som.

O formato Daisy foi adotado em vários países, e deve ser adotado em breve também no Brasil.

- Soroban – É um aparelho de cálculo usado já há muitos anos no Japão pelas escolas, casas comerciais e engenheiros, como máquina de calcular de grande rapidez, de maneira simples. Recomenda-se o sistema soroban como método ideal de cálculo para pessoas com deficiência visual.

- Braille – É um código tátil usado para permitir a escrita e a leitura por pessoas com deficiência visual. O alfabeto convencional é representado com pontos em relevo, numa organização engenhosa, que pode ser diferenciada com o tato. Vídeo explicativo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-t4IU_WJZs8 (acessado em 23/11/2009).

- Programa DOSVOX - É um sistema operacional que permite com que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho. O sistema DOSVOX foi criado utilizando tecnologia brasileira, adequada às necessidades e especificidades das pessoas com deficiência no Brasil e de países que não são ricos. Vídeo mostrando a importância da utilização do DOSVOX disponível em http://www.youtube.com/watch?v=O5jEqDOGfNE (acessado em 25/11/2009).

- Programa Talks – É um sistema que dá acessibilidade em síntese de voz aos menus de certos telefones celulares. Infelizmente só os celulares mais caros suportam o Talks, o que limita muito o uso deste sistema. Texto Síntese de voz – panorama tecnológico de Antônio Borges (pág.6)

- Motrix – O Motrix implementa a digitação por meio da soletragem. O alfabeto utilizado pelo sistema é o fonético de aviação que se mostrou mais adequado para diferenciação de som em ambientes com ruídos.

Surge a COLEÇÃO BRAILLE QUINTANA - Um kit que será lançado hoje à tarde em Porto Alegre aproxima a obra de Mario Quintana (1906 – 1994) de crianças com deficiência visual – não apenas as crianças cegas, mas também aquelas que têm visão parcial. No Rio Grande do Sul, há oficialmente 46.062 jovens com dificuldade desse tipo zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2727708.xml&template=3898.dwt&edition=13593&section=999

(acessado em 25/11/2009).

Kathia e Grede

Nenhum comentário:

Postar um comentário