sábado, 28 de novembro de 2009

TECNOLOGIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Kathia - 23/11/2009

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A sociedade em que vivemos, hoje, está em constante transformação, e na área da Educação, não é diferente. Acreditamos ser a escola um espaço capaz de atender as crianças, independente de suas condições intelectuais, físicas, sociais, etc. Falamos aqui da Educação Inclusiva, que é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional, principalmente para os educadores que devem repensar suas práticas pedagógicas, tendo consciência de que são agentes dessa transformação e, cada vez mais, devem buscar informação, atualização e capacitação preparando-se, desta forma, para atuarem nessa outra realidade escolar, a inclusão de alunos com necessidades especiais (NEs) no sistema regular de ensino. A Educação Especial é garantida como uma modalidade de educação escolar no Capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394 (1996), que trata especificamente da inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, perpassando por todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

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Quando falamos em transformação devemos, também, pensar nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) presentes na nossa vida diária como, por exemplo, os computadores – a Informática, usada nos bancos, no comércio, na medicina, na educação, no trabalho, em casa, nas horas de lazer, etc. O uso do computador também é um grande desafio e sua utilização no campo educacional ainda é uma novidade que requer que pensemos como podemos utilizar essa moderna tecnologia para nos auxiliar, como educadores, nas nossas práticas pedagógicas. Não podemos esquecer que a sociedade atual exige pessoas cada vez mais qualificadas e capacitadas, isso faz com que muitos educadores se sintam desatualizados e percebam que devem buscar informações sobre o uso da informática como instrumento do processo ensino-aprendizagem, podendo, assim, levar a um agir, um sentir e um pensar de uma outra maneira a respeito de um fazer pedagógico que acompanhe a evolução dos tempos.

Percebemos que estamos diante de dois temas desafiadores e muito atuais, a Educação Inclusiva e a Informática, e acreditamos que a utilização da informática no campo educacional e, principalmente na educação inclusiva pode ser de grande importância para o processo ensino-aprendizagem, pois todos podem aprender desde que lhes sejam oferecidas oportunidades e condições necessárias para isto e que sejam exploradas e valorizadas suas diferenças individuais, conhecimentos e habilidades.

Frente a esses temas desafiadores, levantamos a seguir alguns questionamentos: De que maneira os educadores estão se preparando para atuar na Educação Inclusiva? Como os educadores podem usar a informática para “transformar” sua prática pedagógica? Como as tecnologias de Informática podem auxiliar na Educação Inclusiva?

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A respeito do uso do computador por alunos com Necessidade Educacionais Especiais (NEEs), Menezes (2006, p. 17) comenta

Sob esse aspecto, ressaltamos a importância da Informática no trabalho com alunos que apresentam dificuldades e limitações no ato de aprender. Com o auxílio do computador, esses alunos poderão desenvolver inúmeras habilidades que favorecerão seu processo de aprendizagem e descobrir que seu mundo está cheio de possibilidades. A busca de superação das dificuldades e limitações, aumenta a auto-estima e a crença em suas capacidades.

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“não consiste em oferecer um modo igual de educar a todos, mas sim de oportunizar a cada aluno o que ele necessita, em função de suas peculiaridades, para que possa ter as mesmas possibilidades de construção de conhecimentos e de avanços no seu desenvolvimento dentro das escolas e para que possa usufruir dos mesmos espaços sociais que as pessoas que não possuem NEEs” (MENEZES,2006,p.103).

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o uso do computador por alunos que possuem ou não NEEs é significativo, mas depende de como o professor vai explorar essa ferramenta no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas.

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a informática educativa está sendo utilizada pelos professores com alunos que possuem NEEs, oferecendo a estes as mesmas oportunidades dos demais, buscando desenvolver suas capacidades e trazendo benefícios a sua aprendizagem.

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